LEMA

Grupo lança manifesto em prol de democracia no futebol de MS

Ex-dirigentes, ex-árbitros e ex-atletas lançaram nesta quarta-feira um manifesto pedindo transparência e democratização na gestão do futebol sul-mato-grossense. Intitulado "Mutirão Pró-Futebol", o grupo é encabeçado pelo ex-zagueiro e técnico Amarildo Carvalho. O grupo pretende fazer uma série de ações com objetivo de alertar as autoridades e a comunidade em geral sobre o processo de sucessão à presidência da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). "Incomodar", "fazer barulho" e "reerguer o futebol estadual" são algumas das bandeiras hasteadas pelo mutirão.

O manifesto recebeu assinatura de nomes como Alfredo Zamlutti Júnior, ex-presidente da FFMS, e do narrador esportivo e ex-presidente do Comercial-MS, Arthrur Mário. A primeira medida do grupo foi a criação de um fórum permanente de discussão.

O principal alvo das críticas é a atual gestão da federação, com Francisco Cezário de Oliveira à frente desde 1999. A entidade anunciou em junho que reformou o estatuto para limitar a reeleição, e com isso Cezário pode concorrer mais uma única vez em 2019, quando se encerra o mandato atual.

- Nunca houve democracia nem transparência nas eleições da federação nos últimos 20 anos, só aclamação. Eles dizem que colocaram fim à reeleição, mas não foram eles que aprovaram. Apenas adequaram o estatuto ao que diz a Lei Pelé - afirma Arthur Mário, que tentou concorrer à presidência da entidade em 1998.

Outro que se diz prejudicado na tentativa de concorrer ao cargo foi Amarildo, só que mais recentemente, no ano passado. À época, um dos requisitos para montar chapa era ter o apoio de clubes profissionais e ligas amadoras - tarefa que o ex-jogador tentou, sem obter sucesso.

- Vivemos em um país democrático, com direito à liberdade de expressão, e também temos o direito de disputar um cargo como esse. Quero ter o direito de, quando tiver eleição, poder montar minha chapa. Essa é minha indignação. Tenho minha vida toda dentro do futebol, com experiência dentro e fora de campo - declarou Amarildo.

Zamlutti também não poupou palavras para criticar a atual gestão da FFMS e ilustrou como um dos principais problemas a decadência do estádio Morenão, erguido em 1971 mas que atualmente não pode receber jogos oficiais devido ao risco à segurança dos torcedores.

- Quando passo em frente ao Morenão e vejo o estádio daquele jeito... é um crime. A universidade federal não pode dizer que não tem verba, porque os alunos utilizam o espaço. Acho que a hora é de aproveitar o governo novo para que se fechasse um convênio, e voltarmos a utilizar o estádio para o futebol. Temos que tomar posição - disse o ex-cartola, atual presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Mato Grosso do Sul (FAEMS).

Leia abaixo o manifesto, na íntegra:

Nós, abaixo assinados cidadãos (ãs), manifestamos e defendemos a transparência e a democratização das entidades que administram o esporte, e em especial o futebol de Mato Grosso do Sul

O futebol representa o Estado, usa a bandeira, cores e o nome de Mato Grosso do Sul, e recebe recursos e investimentos públicos, portanto, é um patrimônio social e cultural de nosso Estado e por isso tem responsabilidade por essa gestão.

Acreditamos que a alternância no exercício de cargos de direção é que propicia a melhoria na administração dos recursos econômicos e financeiros, com instrumentos de controle social e participação dos segmentos como desportistas e dos atletas no processo eleitoral.

A evolução deve ser constante e em decorrência vem a melhora natural. Jamais a perpetuação!

Aspectos como esses são importantes e os previstos na Lei 9.615, de 24 de março de 1998 (Lei Pelé), com ênfase no Artigo 18-a, acrescentado à Lei em 2013.

A própria Carta Magna do país assegura a todo o cidadão, de participar, de conviver, e decidir.

O momento atual pede mudanças rumo a um futebol que engrandeça a Mato Grosso do Sul, e volte a ter a confiança dos sul-mato-grossenses.

Mutirão Pró Futebol de Mato Grosso do Sul


Por Helder Rafael/GE

  • Windows Live
  • Newsvine
  • Mister Wong
  • del.icio.us
  • MySpace
  • digg
  • Google
  • Yahoo
  • Reddit
  • Facebook
  • Twitter
  • GoogleBuzz

Publicidade

Banner

Brito

Mais Esportes

Inscrições para a 2ª Copa Campo Grande de Futebol acabam dia 10

Inscrições para a 2ª Copa Campo Grande de Futebol acabam dia 10

Inscrições para a 2ª Copa Campo Grande de Futebol Sub-13 terminam...
Grupo lança manifesto em prol de democracia no futebol de MS

Grupo lança manifesto em prol de democracia no futebol de MS

Ex-dirigentes, ex-árbitros e ex-atletas lançaram nesta quarta-feira...
Basquete de MS ganha piso, tabelas e placares, mas corre risco de não usar

Basquete de MS ganha piso, tabelas e placares, mas corre risco de não usar

Nos meses de junho e julho, o basquete de Mato Grosso do Sul...
Dupla inicia descida de caiaque da ponte velha com destino ao Passo do Lontra

Dupla inicia descida de caiaque da ponte velha com destino ao Passo do Lontra

Uma dupla de canoístas iniciou, na manhã desta terça-feira...
FEMA e Total Bike realizaram o Circuito Municipal de Mountain Bike

FEMA e Total Bike realizaram o Circuito Municipal de Mountain Bike

A Prefeitura Municipal de Aquidauana através da Fundação de...
Copyright © 2011 Esporte Cidade. Aquidauana - MS. Todos os direitos reservados.